OBTENDO SUCESSO NAS LICITAÇÕES – COMO VENDER PARA O MAIOR CLIENTE DO PAÍS – O GOVERNO
CURSO ONLINE (AO VIVO)
(12 horas de capacitação)
dias 20, 21 e 22 de novembro de 2023
das 18h às 22h
Palestrante: Paulo Teixeira
OBJETIVO
O treinamento proporciona capacitação na área de licitações, aprimorando os conhecimentos do participante sobre pregões. Com know how ampliado, o fornecedor tem respaldo para negociar com segurança, além de aumentar em muito suas possibilidade de sucesso nos certames.
PÚBLICO ALVO
Empresários, gerentes, representantes de empresas e outros profissionais que estejam envolvidos em licitações e compras públicas em geral.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 – Estudo das principais Modalidades de Licitação da Lei 8.666/93
2 – A Modalidade denominada Pregão – Lei 10.520/02
2.1 – Principais Características do Pregão, cuidados e procedimentos preparatórios para se obter sucesso na licitação.
2.2 – Regras e Dicas para o Fornecedor participar do Pregão Presencial e Eletrônico;
3 – O que mudou com o advento da Lei nº 14.133/21?
4 – Conhecendo o Edital;
5 – Quando e como Impugnar o Edital?
6 – O Recurso nas licitações;
7 – Licitações e as Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte;
8 – Benefícios concedidos pela Lei Complementar 123/06 às ME e EPP’S;
9 – Estudo de Questões Polêmicas nas Licitações;
10 – O Sistema de Registro de Preços:
Valor do Investimento: R$ 1.590,00, incluso apostila em formato digital, Certificado e contrato de mentoria por 30 dias.
FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PREGOEIROS, COM ÊNFASE DECRETO FEDERAL Nº 10.024/2019, INCLUINDO AS DIRETRIZES DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES (L. Nº 14.133/2021)
CURSO ONLINE (AO VIVO)
(16 horas de capacitação)
2º Semestre de 2023
dias 20 e 21 de novembro
Palestrante: Paulo Teixeira
Objetivo:
Reciclar, treinar e formar servidores e gestores públicos ampliando seus conhecimentos de forma prática para agilizar os mecanismos das Contratações Públicas, baseados na Legislação Aplicável: Lei 10.520/02, Decs. 3.555/00 e 10.024/19 e subsidiariamente a Lei 8.666/93.
Serão ainda estudadas as novas diretrizes da Lei nº 14.133/21.
Conteúdo Programático:
Pregão Presencial e Eletrônico:
• Do Plano de Capacitação de Pregoeiros e dos membros da Equipe de Apoio;
•Características dessa modalidade em comparação com as modalidades da lei 8666/93;
• Como definir se os bens e serviços são comuns;
• Serviços comuns de Engenharia, (im)possibilidade
• Estudo analítico das principais características do pregão à luz da lei 10520/02;
• Análise dos princípios envolvidos na modalidade do pregão;
• O que se espera do pregoeiro;
• Funções do pregoeiro na sessão de julgamento;
• Deve o pregoeiro participar da fase interna da licitação?
• Que direitos possui o pregoeiro e que o pregoeiro deve saber do Termo de Referência?
• Período de vigência do mandato de Pregoeiro;
• O que o pregoeiro deve saber do edital?
• As amostras no pregão?
• O aviso de licitação – como fazer e como publicar de acordo com as novas regras?
• Aplicação do tratamento diferenciado e favorecido para as me e epp’s pela lei complementar 123/06 e suas alterações
• Concessão de prazo para prova de regularidade fiscal;
• Licitações exclusivas;
• Empate ficto;
• Momento da apresentação da habilitação;
• Como analisar a documentação de habilitação:
• Habilitação juridica;
• Qualificação técnica;
• Qualificação econômico-financeira;
• Regularidade fiscal e trabalhista;
• Cumprimento do disposto do inciso XXXIII do art. 7º da CF;
• Participação das cooperativas no processo licitatório;
• Como agir diante de pedidos de impugnação ou esclarecimento ao edital?
• Contagem dos novos prazos;
• Como funciona cada uma das fases da sessão do pregão presencial e eletrônica com suas semelhanças e diferenças;
•Obrigatoriedade do uso do Pregão, na forma eletrônica;
• O que muda nas licitações das Estatais?
• Bens e serviços especiais licitados por Pregão? (im)possibilidades;
• Possibilidade de uso do SICAF;
• Desenvolvimento Sustentável como um dos pilares do Pregão, na forma eletrônica;
• Uso do Comprasnet: Obrigatório ou opcional?
•Pregão por menor preço ou maior desconto;
• Do Orçamento Sigiloso: Para quem? Até que etapa do processo licitatório?
• Modo de disputa na fase de lances: Aberto ou Aberto e Fechado;
• O recurso no pregão;
• Adjudicação e homologação;
• Estudo e discussão de problemas que surgem durante a sessão do pregão;
•Questões que serão discutidas e analisadas em grupo, tais como:
• O Termo de Referência é obrigatório na modalidade pregão?
• Quem deve elaborar o Termo de Referência?
• Quem deve elaborar o Edital?
• Quem deve responder aos pedidos de impugnação?
• Pode-se exigir garantia de proposta e garantia de contrato no pregão?
• Como julgar preços inexequíveis no pregão?
• Quando é possível o empate no pregão? Como agir nessa possibilidade, de acordo com as novas regras do Dec. nº 10.024/19?
• Diante de uma licitação deserta ou fracassada – que atitudes tomar?
• Quem julga o recurso no pregão?
• É obrigatória a adjudicação por itens?
• As ME e EPP’s estão desobrigadas da apresentação do balanço?
• Existe aplicação subsidiária para as sanções no pregão? O que mudou nas sanções, com o advento do novo Dec. 10.024/19?
• A cotação eletrônica de preços estendida aos demais inc. do art. 24 da Lei de Licitações.
Carga horária: 16 (dezesseis horas)
Valor do Investimento: R$ 1190,00, incluso apostila em formato digital, Certificado e contrato de mentoria por 30 dias.
PLANEJAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS COM A FORMALIZAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA / PROJETO BÁSICO E ADOÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E AS NOVAS REGRAS TRAZIDAS PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES (L. Nº 14.133/21)
CURSO ONLINE (AO VIVO)
(16 horas de capacitação)
2º Semestre/2023:
dias 22 e 23 de novembro
Palestrante: Paulo Teixeira
OBJETIVO DO CURSO:
Oferecer treinamento para capacitação e atualização para planejamento de contratação de bens e serviços, a fim de contribuir para aumento da eficiência operacional e otimizar a gestão dos prestados para todas as dependências da unidade administrativa.
Espera-se que, ao final do curso que os participantes tenham condições de avaliar a melhor estratégia para contratação dos bens e serviços que forem demandados pelas respectivas áreas, a partir dos princípios e das diretrizes das normas gerais de licitação e normativos específicos, combinados às melhores práticas de mercado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Fase Interna do Processo
– planejamento do atendimento da demanda;
– estratégias, melhores práticas, escolha de soluções;
– formas de contratação e definição do objeto: ARP X contrato permanente, ARP X Contratação específica;
– obrigatoriedade de utilização do tipo menor preço por item e casos em que se poderá utilizar o “menor preço por lote”: Análise da viabilidade técnica.
– documentos obrigatórios à contratação de serviços, bem como, para a manutenção dos contratos.
– Conceitos: Projeto Básico (PB), Termo de Referência (TR), Projeto Executivo, Edital e a Minuta do Contrato.
Estimativa de Preço;
– preços e orçamentos;
– estratégia de lotes;
– regulamentação sobre a precificação;
– metodologias;
– estimativas;
– Termo Referência
– Resultado de um T.R/PB. mal elaborado
– Licitação deserta ou fracassada;
– Base legal para o T.R/PB.;
– A quem serve o T.R./PB;
– É obrigatório o T.R./PB?
– Conteúdo:
– Definição do objeto;
– Orçamento detalhado;
– Aceitação do objeto;
– Cronograma físico-financeiro;
– Critério de aceitação do objeto;
– Método e estratégias de suprimento;
– Fiscalização e gerenciamento;
– Prazo de execução, Sanções;
– Elaboração do Termo de Referência.
Sistema de Registro de Preços
– Conceitos e definições sobre:
• Ata de registro de preços;
• Órgão gerenciador;
• Órgão participante;
• Base legal para o uso do SRP;
• Passo a Passo na realização do SRP:
Situações em que (não) se utiliza o SRP;
•Conteúdo do edital de licitação para Registro de preços;
•Ata de registro de preços;
•Vigência da ata;
•Alterações na Ata;
•Registro de diversos preços e fornecedores;
•Contratos decorrentes do SRP;
•Extinção do Registro de preços.
Valor do Investimento: R$ 1190,00, incluso apostila em formato digital, Certificado e contrato de mentoria por 30 dias.
PLANEJAMENTO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – MELHORES PRÁTICAS, DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES
CURSO ONLINE (AO VIVO)
(16 horas de capacitação)
2º Semestre/2023:
Em Breve
Palestrante: Paulo Teixeira
OBJETIVO DO CURSO:
· Propiciar o conhecimento sistêmico das normas que regem as licitações e contratações públicas para profissionais que se envolvem direta e indiretamente em contratações administrativas, capacitar os treinandos quanto à compreensão, conceitos, processos e procedimentos de contratação da Administração Pública, tendo como foco:
· Ampliar a compreensão dos princípios e das diretrizes das contratações;
· Consolidar o papel e ações dos administradores públicos;
· Proporcionar compreensão sistêmica dos processos de contratação;
· Esclarecer dúvidas mais frequentes.
· Aplicação correta das regras visando a adoção das melhores práticas desde o planejamento da contratação até o controle de sua execução.
PÚBLICO-ALVO:
Servidores e administradores públicos, pregoeiros, membros de comissão de licitação, gestores de processo licitatório, procuradores e contabilistas militantes na área de licitações e de contratos administrativos. Agentes públicos envolvidos na identificação do problema, na descrição do objeto, na realização das licitações e na gestão das contratações administrativas em geral, bem como aos órgãos de controle, de controladoria e de assessoria jurídica da Administração Pública.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Fase Interna do Processo
– planejamento do atendimento da demanda;
– estratégias, melhores práticas, escolha de soluções;
– formas de contratação e definição do objeto: ARP X contrato permanente, ARP X Contratação específica;
– obrigatoriedade de utilização do tipo menor preço por item e casos em que se poderá utilizar o “menor preço por lote”: Análise da viabilidade técnica.
– documentos obrigatórios à contratação de serviços, bem como, para a manutenção dos contratos.
– Conceitos: Projeto Básico, Termo de Referência, termo Executivo, Edital e a Minuta do Contrato.
– Estimativa de Preço
– preços e orçamentos;
– estratégia de lotes;
– regulamentação sobre a precificação;
– metodologias;
– estimativas;
– Termo Referência
– Resultado de um T.R/PB. mal elaborado
– Licitação deserta ou fracassada;
– Base legal para o T.R/PB.;
– A quem serve o T.R./PB;
– É obrigatório o T.R./PB?
– Conteúdo: – Definição do objeto;
– Orçamento detalhado;
– Aceitação do objeto;
– Cronograma físico-financeiro;
– Critério de aceitação do objeto;
– Método e estratégias de suprimento;
– Fiscalização e gerenciamento;
– Prazo de execução, Sanções;
– De quem é a responsabilidade pela Elaboração do Termo de Referência ou do Projeto Básico?
Gestão e Fiscalização dos Contratos:
• Atores do processo de contratação;
• A formação do contrato;
• Usuários do Contrato;
• Noções básicas de redação dos contratos;
• Disposições e cláusulas contratuais;
• Garantia contratual;
• Duração dos contratos (prazos de vigência e execução);
• Prorrogação dos contratos;
• Formalização dos contratos;
• Extrato de contrato e sua publicação;
• Alterações de contratos (qualitativas e quantitativas);
• Revisão, repactuação e reajuste;
• Execução dos contratos;
• Responsabilidade subsidiária da Administração – Súmula 331/TST;
• Subcontratação e sub-rogação de contratos;
• Sanções Administrativas em espécie e seus reflexos;
• Rescisão de contratos.
• Gestão de contratos
• Fiscalização de contratos;
• Acompanhamento de contratos;
• Gestão formal, documental;
• Fiscal técnico, operacional, administrativo; Comissões de fiscalização;
• Setores de contrato;
• Terceirização de fiscais;
• Representantes da Administração;
• A sequência de atos de um contrato;
• A indicação do fiscal e do gestor de contratos;
• Como escolher fiscais e gestores?
• Perfil de gestores e fiscais de contrato;
• Definição das competências dos fiscais e gestores;
• Rotina de acompanhamento da execução;
• Controle de saldos, datas e pagamentos;
• Objetividade na análise de casos concretos;
• Exame de alteração de contratos;
• Documentação atualizada;
• Rescisão de contratos e aplicação de sanções;
• Cuidados na instrução dos processos.
Valor do Investimento: R$ 1190,00*, incluso apostila em formato digital, Certificado e contrato de mentoria por 30 dias.
*Condicionado ao fechamento de uma turma com pelo menos 50 alunos.
ELABORAÇÃO, ANÁLISE E JULGAMENTO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, CONFORME IN Nº 05/17 – SEGES-MPGD
(20 horas de capacitação)
2º Semestre/2023:
EM BREVE
Palestrante: Flaviana Paim
APRESENTAÇÃO
Seja qual for o objeto da contratação, toda e qualquer licitação deve ser precedida de uma estimativa de preços por parte da Administração Pública. Se este objeto for uma prestação de serviços, tal estimativa deverá obrigatoriamente ser feita a partir da elaboração de uma planilha de custos e formação de preços.
É com tal estimativa que a Administração realizará a previsão de recursos orçamentários, definirá a modalidade de licitação pública adequada (nos casos de licitações regidas pela Lei nº 8.666/93), bem como realizará o controle dos preços a ela ofertados.
Nesse sentido, este treinamento tem por objetivo principal propiciar ao participante uma visão geral sobre as planilhas, capacitando-o para a tarefa de elaborar orçamento detalhado do preço de serviços contínuos usualmente contratados pela Administração Pública; além de oferecer subsídios técnicos para que este possa efetuar de forma segura e eficaz, a análise crítica de Planilha de Preços/Custos oferecidas pelos licitantes na condução do processo de julgamento da licitação e também posteriormente, para a própria condução das repactuações e reajustes de itens do preço.
Com a edição da Instrução Normativa nº 5 publicada no D.O.U em 26 de maio de 2017 e da IN 7 publicada no D.O.U em 24 de setembro de 2017, que alterou essa, muitas orientações no cenário das contratações públicas mudaram. Dentre elas a estrutura da planilha de custos, que foi alterada para atender aos procedimentos de gestão de riscos, indicados como alternativas para mitigarem os riscos de descumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias em contratos realizados em regime de dedicação exclusiva de mão de obra, quais sejam, o uso da conta depósito vinculada bloqueada de movimentação e o pagamento pelo fato gerador.
Além disso o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão também contempla diversas exigências relativas ao planejamento e a gestão desses serviços que poderão trazer impactos no preço, tal como contratação de serviços no formato resultado/desempenho, impondo-se, certamente, a necessidade de atualização do agente público, para que este conheça e tenha subsídios para implementar na prática as orientações trazidas.
Ademais, sabe-se que a análise das planilhas de custos e formação de preços é tema extremamente complexo e polêmico, que exige conhecimento integrado de direito trabalhista e tributário, além de conhecimento contábil e financeiro. Enfim, é um tema multidisciplinar.
Portanto, o presente curso foi formatado no sentido de propiciar ao participante, o entendimento completo da planilha, ou seja, será abordado cada item da planilha de custos, suas peculiaridades e fórmula de cálculo, embasada na mais recente jurisprudência do TCU, tratando ainda de questões polêmicas que o tema traz, oferecendo ao participante, ainda que este não detenha conhecimento aprofundado do tema, uma visão geral do cenário das contratações públicas, para que este possa em seu dia a dia aplicar de forma segura os conhecimentos adquiridos.
A QUEM SE DESTINA
Servidores de áreas requisitantes de serviços responsáveis pela elaboração de orçamentos desses, membros integrantes de comissão de licitações, pregoeiros, assessores jurídicos e advogados, profissionais que atuam nos departamentos de controle interno e externo, gestores de contrato e demais interessados no tema.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Espera-se que ao final da apresentação os participantes possam:
BÔNUS ADICIONAIS AOS PARTICIPANTES:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I – O PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS.
II – METODOLOGIA DE CUSTOS E ESTRUTURA DA PLANILHA ADOTADA PELA IN nº 5/2017 (Análise pormenorizada de cada item com memória de cálculo e fundamentação legal)
MÓDULO 1- Composição da Remuneração da Mão de Obra:
Enquadramento Sindical conforme CLT
MÓDULO 2: Encargos e Benefícios anuais, mensais e diários
Submódulo 2.1 – 13º (décimo terceiro) Salário, Férias e Adicional de Férias
Submódulo 2.2 – Encargos Previdenciários (GPS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outras contribuições.
Submódulo 2.3 – Benefícios Mensais e Diários.
MÓDULO 3 – Provisão para Rescisão
MÓDULO 4 – Custo de Reposição do Profissional Ausente
Submódulo 4.1 – Substituto em Ausências Legais
Submódulo 4.2 – Substituições para cobertura do Intrajornada
MÓDULO 5- Insumos diversos
MÓDULO 6- Custos Indiretos Tributos e Lucro
IV . A REPERCUSSÃO DAS REPACTUAÇÕES, REAJUSTES E REVISÕES DOS CONTRATOS NA PLANILHA DE CUSTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Exercícios práticos de preenchimento : Planilha de Custo do Vigilância para utilização de posto de trabalho 24 horas com vigilante em jornada 12x 36, utilizando a Convenção Coletiva de Vigilância em vigor no estado de realização do curso
OBS: Durante toda a explanação será feito exercícios práticos para fixação de conteúdo
METODOLOGIA
Aula expositivo-dialogada, com recurso de utilização de projeções e apostila para acompanhamento, e elaboração de exercícios práticos de preenchimento e análise de planilhas.
MATERIAL DIDÁTICO
O participante receberá:
Valor do Investimento: R$ 2.280,00, incluso apostila, pasta, material para anotação, 5 (cinco) coffee-breaks e 2 (dois) almoços.
50 ERROS COMUNS NO PREGÃO E COMO EVITÁ-LOS: ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS À LUZ DAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS
(16 horas de capacitação)
2º Semestre/2023:
EM BREVE
Palestrante: Paulo Teixeira
OBJETIVO DO CURSO:
Desenvolver as melhores práticas nas licitações realizadas por Pregão, modalidade mais utilizada pela Administração Pública em todo o território nacional, para que os profissionais envolvidos direta e indiretamente em contratações administrativas, possam estar preparados e capacitados para enfrentar as mais diversas situações, que podem provocar o fracasso, a revogação e até mesmo a anulação dos certames licitatórios.
PÚBLICO-ALVO:
Servidores e administradores públicos, pregoeiros, membros de comissão de licitação, gestores de processo licitatório, procuradores e contabilistas militantes na área de licitações e de contratos administrativos. Agentes públicos envolvidos na identificação do problema, na descrição do objeto, na realização das licitações e na gestão das contratações administrativas em geral, bem como aos órgãos de controle, de controladoria e de assessoria jurídica da Administração Pública.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Regras Gerais do Pregão, à luz da Lei nº 10.520/02 e demais normas regulamentadoras;
Atribuições e responsabilidades do pregoeiro e de sua Equipe de Apoio;
Rodízio entre os servidores;
Atuação na fase interna do processo licitatório? Casos em que ocorre.
Análise de Propostas e de condições habilitarias;
Motivação como garantia de segurança jurídica nas decisões;
Exigência de Marca: Há possibilidade?
Estimativa de Preços;
Valor máximo Aceitável;
Objeto social e a incompatibilidade com o objeto licitado;
Exigência e análise de Atestados de Qualificação Técnica;
Diligência: quando e como promover?
Vistoria técnica e seus procedimentos;
Licitação por item ou por lote? Análise de casos Práticos;
Exigência de registro em Conselhos;
Qualificação econômico-financeira, indices contábeis: excessos;
Julgamento de propostas baseados na “opinometria”;
Licitantes com sócios em comum: quando agir?
Vinculação ao ato Convocatório: Regra absoluta?
Produto ofertado diferente do fornecido: (im)possibilidade;
Obrigatoriedade de cadastro prévio de fornecedores em sistema próprio da Administração;
Sanções Administrativas e seus procedimentos;
Casos de suspensão, revogação e anulação do processo licitatório;
Direcionamento da Licitação;
Aquisição do Edital e/ou seus anexos: Condições;
Descrição do objeto ou do projeto básico e suas consequências;
Exigência e análise de amostras: possibilidades;
Sobrepreço e inexequibilidade: como identificar?
Exigência de comprovação de propriedade e de sede em lola ou região específica: quando é possível determinar estas condições?
Excesso de formalismo;
Razões recusais: conhecimento, processamento e decisão;
Suspensão da sessão e retomada:
procedimentos, dentre outros temas polêmicos.
Valor do Investimento: R$ 1.790,00*, incluso apostila em formato digital, Certificado e contrato de mentoria por 30 dias.
*Condicionado ao fechamento de uma turma com pelo menos 50 alunos.